Descrição
A alta hospitalar representa um momento crítico nos cuidados de saúde, exigindo uma abordagem integrada, interdisciplinar e centrada no doente. Estudos evidenciam que as falhas no planeamento e na comunicação durante a transição entre hospital e Instituições em contextos de cuidado, podem resultar em readmissões hospitalares, no agravamento da condição clínica do doente e no impacto negativo na qualidade de vida do paciente e suas famílias (Organização Mundial de Saúde [OMS], 2016).
Em Portugal, bem como em países como Espanha, França e Inglaterra, há esforços crescentes para padronizar práticas e criar ferramentas que garantam segurança, eficiência e humanização nesse processo.
Porque quem “recebe” o doente tem todo o interesse de fazer parte do processo ativo da preparação da Alta Hospitalar, este workshop foi pensado para si, adotando uma abordagem teórico-prática e promovendo a partilha de conhecimentos, ferramentas práticas e estratégias de comunicação interinstitucional e interfamiliar, essenciais para uma transição de cuidados segura e eficaz.
Idade Mínima: 18
Idade Máxima: 0
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego; Empregados por conta própria; Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD; Desempregados à procura de novo emprego – DLD; Empregados por conta de outrem – Externos
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas: Direcionado a profissionais de saúde, de serviço social e gestores institucionais para a implementação de boas práticas de alta hospitalar.
– Compreender o papel do serviço social na alta hospitalar: identificar os aspectos cruciais do processo de alta hospitalar e como o serviço social pode atuar de forma eficaz.
– Aprimorar o planeamento da alta hospitalar: desenvolver habilidades para elaborar planos de alta personalizados, considerando as necessidades individuais dos utentes.
– Fortalecer a integração entre a equipa multidisciplinar e a comunidade: compreender a importância da comunicação e colaboração entre os profissionais de saúde, o serviço social e as instituições sociais e comunitárias.
– Identificar os desafios e as melhores práticas na alta hospitalar: conhecer as principais dificuldades e estratégias para garantir uma transição segura e eficaz para os utentes.
Fundamentos da Alta Hospitalar Segura
– Introdução ao tema: o que é alta hospitalar segura?
– Principais obstáculos à Alta Hospitalar.
– Princípios éticos e legais na integração de cuidados.
Boas Práticas e Ferramentas para Alta Hospitalar Segura
– Exemplos de boas práticas em hospitais e instituições sociais (Portugal e Europa).
– Apresentação de ferramentas: checklists e manuais.
– Papel da comunicação interinstitucional e interfamiliar.
Comunicação e Colaboração no Processo de Alta
– Abordagens empáticas e éticas para comunicação com famílias.
– Estratégias para colaboração entre hospitais, IPSS e SAAS.
– Papel da tecnologia na comunicação interinstitucional.
Desafios e Melhores Práticas
Alta Hospitalar em Segurança
3 – Formação a distância – E-learning (turma)