Design Gráfico

0.00

Formação financiada através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), destinada a residentes da zona Norte de Portugal, sendo, ocasionalmente, aceites inscrições de outras zonas do país. Residentes nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo, Algarve e Ilhas, não são elegíveis.

Formato e-learning, através da plataforma ZOOM.

Módulos:

UFCD 10240 – Design de comunicação gráfica

Descrição

Localidade
Maia

Data Início
23/11/2022

Data Fim
12/12/2022

Cronograma

Observações

Inscreva-se

Idades: 18 a 66
Situação: Empregados por conta própria; Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD; Empregados por conta de outrem – Externos
Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações Específicas: No caso de desempregado/a tem de possuir, no mínimo, o ensino secundário completo (12º ano de escolaridade).
Residentes nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo, Algarve e Ilhas, não são elegíveis.

  • Reconhecer a importância histórica, social e económica do design de comunicação gráfica na indústria gráfica e audiovisual.
  • Definir conceitos básicos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual.
  • Caracterizar os processos de trabalho empresariais na área do design de comunicação.
  • Identificar os fundamentos do design de comunicação gráfica e os elementos da sua linguagem.
  • Identificar as principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica.
  • Reconhecer a metodologia projetual como ferramenta essencial de trabalho em design de comunicação.
  • Executar um projeto de comunicação gráfica utilizando a metodologia projetual.

Design de comunicação gráfica – 25 horas (UFCD 10240)

  • Contexto histórico, social e cultural das artes gráficas e do design de comunicação gráfica
    • Revolução Industrial
    • Movimento Arts and Crafts
    • Arte Nova, Art Déco
    • Escola Bauhaus
    • Estilo Internacional
    • Funcionalismo
    • Modernismo
    • Pós-Modernismo
  • Produtos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual
    • Cartaz, desdobrável, folheto, postal, embalagem, site, animação, filme promocional, campanha de comunicação gráfica, outros
  • Características e processos de trabalho na área do design de comunicação gráfica em contexto empresarial
  • Principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica
    • Sistema Offset
    • Serigrafia
    • Flexografia
    • Tipografia
    • Litografia
    • Tampografia
    • Sistemas digitais
    • Sistemas audiovisuais
    • Redes de informação, outros
  • Fundamentos do design de comunicação gráfica
    • Espaço e forma
    • Negativo e positivo
    • Figura e fundo
    • Composição
    • Plano Visual e os princípios básicos do layout
    • Letra e cor
    • Dictomia forma – função
    • Conceito gráfico
  • Elementos da linguagem gráfica
    • Tipografia, cor, imagem, formas, grafismos e composição
  • Princípios do design de comunicação gráfica
    • Equilíbrio e desiquilíbrio
    • Simetria e assimetria
    • Dinâmica, ênfase e contraste
    • Coerência
    • Unidade e diferença
  • Metodologia projetual – objetivos, processos e fases

10240 – Design de comunicação gráfica

3 – Formação a distância – E-learning (turma)

Datas

  • 23/11/2022 a 12/12/2022

Horário

  • Segundas e Quartas – 19:00h – 23:00h

Regime

  • Pós-Laboral
  • Online
Partilhar