Descrição
Idades: 18 a 66
Situação: Empregados por conta própria; Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD; Empregados por conta de outrem – Externos
Habilitações Mínimas: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações Específicas: No caso de desempregado/a tem de possuir, no mínimo, o ensino secundário completo (12º ano de escolaridade).
Residentes nas regiões de Lisboa, Vale do Tejo, Algarve e Ilhas, não são elegíveis.
- Reconhecer a importância histórica, social e económica do design de comunicação gráfica na indústria gráfica e audiovisual.
- Definir conceitos básicos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual.
- Caracterizar os processos de trabalho empresariais na área do design de comunicação.
- Identificar os fundamentos do design de comunicação gráfica e os elementos da sua linguagem.
- Identificar as principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica.
- Reconhecer a metodologia projetual como ferramenta essencial de trabalho em design de comunicação.
- Executar um projeto de comunicação gráfica utilizando a metodologia projetual.
Design de comunicação gráfica – 25 horas (UFCD 10240)
- Contexto histórico, social e cultural das artes gráficas e do design de comunicação gráfica
- Revolução Industrial
- Movimento Arts and Crafts
- Arte Nova, Art Déco
- Escola Bauhaus
- Estilo Internacional
- Funcionalismo
- Modernismo
- Pós-Modernismo
- Produtos do design de comunicação e da indústria gráfica e audiovisual
- Cartaz, desdobrável, folheto, postal, embalagem, site, animação, filme promocional, campanha de comunicação gráfica, outros
- Características e processos de trabalho na área do design de comunicação gráfica em contexto empresarial
- Principais tecnologias de impressão e difusão da comunicação gráfica
- Sistema Offset
- Serigrafia
- Flexografia
- Tipografia
- Litografia
- Tampografia
- Sistemas digitais
- Sistemas audiovisuais
- Redes de informação, outros
- Fundamentos do design de comunicação gráfica
- Espaço e forma
- Negativo e positivo
- Figura e fundo
- Composição
- Plano Visual e os princípios básicos do layout
- Letra e cor
- Dictomia forma – função
- Conceito gráfico
- Elementos da linguagem gráfica
- Tipografia, cor, imagem, formas, grafismos e composição
- Princípios do design de comunicação gráfica
- Equilíbrio e desiquilíbrio
- Simetria e assimetria
- Dinâmica, ênfase e contraste
- Coerência
- Unidade e diferença
- Metodologia projetual – objetivos, processos e fases
10240 – Design de comunicação gráfica
3 – Formação a distância – E-learning (turma)
Datas
- 23/11/2022 a 12/12/2022
Horário
- Segundas e Quartas – 19:00h – 23:00h
Regime
- Pós-Laboral
- Online