Gestão de Alojamento Local

400.00

Formação Online (E-Learning)
Início –
09/12/2024 ( 2ª e 4ª feiras das 19h às 23h)

 

 

 

REF: 1073 Categorias: ,

Descrição

Online
E-Learning

Data Início
09/12/2024

Data Fim
29/01/2025

Cronograma

Observações

Inscreva-se

O curso executivo em Gestão de Alojamento Local, foca áreas de Marketing Turístico e Estratégia de Mercado, Gestão Hoteleira, Economia Circular e Sustentabilidade no Turismo, Atendimento e Serviço ao Cliente, Enquadramento Legal e Fiscal da Atividade de Alojamento Local, Turismo Acessível e Inclusão, que se assumem como fator-chave no sucesso empresarial na atividade de Hotelaria e Turismo.

Idade Mínima: 18
Idade Máxima: 0
Situação: Desempregados à procura do 1º emprego; Empregados por conta própria; Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD; Desempregados à procura de novo emprego – DLD; Empregados por conta de outrem – Externos
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas: O curso Gestão de Alojamento Local destina-se a todos os interessados no setor de Hotelaria e Turismo, que tenham como objetivo desenvolver ou adquirir competências de gestão hoteleira e áreas que sejam compatíveis com as operações de gestão de uma unidade de Alojamento Local, nomeadamente:

– Profissionais da área da Hotelaria e Turismo com interesse em desenvolvimento de competências estratégicas na gestão de Alojamento Local
– Empreendedores com espírito inovador e interesse em iniciar atividade profissional ligada ao Alojamento Local
– Empresários e Gestores/Administradores de unidades de Alojamento Local com interesse em atualização e aperfeiçoamento de saberes e melhores práticas de gestão e marketing, modelo de negócio e sustentabilidade
– Estudantes do ensino superior e graduados, com o propósito de maior conhecimento e vantagem competitiva face ao mercado de trabalho e à indústria da Hotelaria e Turismo em específico

Ao concluir a formação, o participante terá adquirido competências específicas com o propósito de:
– Entender a origem do turismo urbano
– Identificar a oferta turística existente na cidade
– Compreender o conceito de AL – Alojamento Local
– Distinguir tipos e modalidades de Alojamento Local
– Interpretar o regime legal e jurídico da atividade
– Conhecer os requisitos de gestão e exploração de unidades de AL
– Perceber o enquadramento fiscal da atividade turística de AL
– Adquirir noções estratégicas de Marketing Turístico e de atração de hóspedes
– Percecionar técnicas de Gestão Hoteleira e de unidades de Alojamento Local
– Interiorizar o conceito de Economia Circular e de Sustentabilidade em Turismo
– Efetuar a gestão de promoção, contatos e pagamentos nas plataformas digitais
– Promover uma cultura de hospitalidade, segurança e bem-estar dos hóspedes
– Propiciar um serviço de excelência e superação de expetativas / fidelização
– Refletir acerca da importância da promoção do turismo acessível e inclusivo
– Experienciar conceitos e estratégias de marketing turístico e gestão de AL

MÓDULO 1 – TURISMO E ALOJAMENTO LOCAL (6h)
– Turismo: Tendências de Evolução
– Fundamentos da Origem do Turismo Urbano
– Cidade e Turismo
– Oferta Turística da Cidade
– Conceito de Alojamento Local
– Tipos e Modalidades de Unidades de Alojamento Local

Módulo 2 – Enquadramento Legal/Jurídico da Atividade de Alojamento Local (6h)
– Legislação Aplicável ao Alojamento Local em Portugal
– Requisitos Gerais de Exploração
– Requisitos de Segurança
– Aspetos Funcionais
– Regime Sancionatório

Módulo 3 – Enquadramento Fiscal da Atividade de Alojamento Local (4h)
– Obrigações Fiscais

Módulo 4 – Marketing Turístico (12h)
– Fundamentos de Marketing na Atividade Turística
– Marketing Turístico: Seleção de Local
– Marketing Mix de Serviços Aplicado ao Turismo
– Estratégias de Marketing Turístico: Atração e Fidelização de Hóspedes
– Plataformas Digitais para a Promoção do Alojamento de Curta Duração
– Gestão de Social Media Marketing
– Análise de Case Studies: Treino e Exploração de Cenários Reais

Módulo 5 – Economia Circular e Sustentabilidade no Turismo (6h)
– Gestão Hoteleira e de Unidades de Alojamento Local
– Economia Circular e Sustentabilidade
– Sustentabilidade no Turismo

Módulo 6 – Atendimento e Protocolo na Comunicação e Comportamento Organizacional (12)
– Atendimento ao Potencial Cliente/Hóspede
– Hospitalidade e Empatia no Atendimento
– Relacionamento Interpessoal
– Satisfação do Hóspede vs Gestão de Reclamações
Role Playing: Treino e Experiência de Situação Real

Módulo 7 – Turismo Acessível e Inclusivo (4h)
– Conceitos de Turismo Acessível e Inclusivo
– Acessibilidade no Alojamento Local
– Organização Mundial do Turismo (OMT)
– Plano Estratégico de Acessibilidade e Inclusão no Turismo

Turismo e Alojamento Local

3 – Formação a distância – E-learning (turma)

Avaliação Diagnóstica: aferir as competências já adquiridas dos(as) formandos(as).
Avaliação Contínua: acompanhamento do progresso da aprendizagem dos(as) formandos(as).
Avaliação Sumativa: aferição dos conhecimentos e competências adquiridas pelos(as) formandos(as) através da realização de trabalhos ou testes.

Concluído o processo de avaliação e mediante aproveitamento na presente formação, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho.

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